Shakhtar Donetsk mira promessa do Grêmio e sinaliza proposta por Gabriel Mec

Shakhtar Donetsk mira promessa do Grêmio e sinaliza proposta por Gabriel Mec

Leste Europeu vem forte a Porto Alegre por atacante do Grêmio

O Grêmio voltou a ser alvo de olheiros estrangeiros em busca de jovens talentos. Desta vez, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, está de olho em um dos nomes mais promissores do elenco principal: o atacante Gabriel Mec, de apenas 17 anos.

A equipe do Leste Europeu fez contato inicial com o Tricolor e já dá indícios de que deve formalizar uma proposta oficial em breve, conforme apurou o repórter Eduardo Moura, do Globo Esporte.

Gabriel Mec se encaixa no perfil histórico de contratações do Shakhtar, conhecido por investir pesado em atletas sul-americanos com potencial de revenda. Mesmo com o interesse declarado, o clube ucraniano sabe que não se trata de uma negociação fácil.

Gabriel Mec já tem experiência no time gremista no Estadual

O guri é considerado um ativo valioso no mercado e tem contrato com o Grêmio até o fim de 2027. Mec está integrado ao grupo principal e vem trabalhando sob a supervisão de Mano Menezes, que revelou estar fazendo um acompanhamento especial com o jogador desde sua recuperação de fratura no tornozelo direito.

Ele ainda não voltou a atuar depois da lesão sofrida enquanto treinava com a Seleção Brasileira de base na Granja Comary, mas deve ser relacionado para o confronto contra o Fluminense neste sábado (2), às 21h, no Maracanã, pelo Brasileirão Série A. Gabriel estreou com apenas 16 anos no início do Campeonato Gaúcho e foi promovido ao elenco profissional após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Desde então, participou de duas partidas e é tratado como joia no clube gaúcho. Um dos responsáveis por sua carreira é o pai de Neymar, que atua como um de seus representantes.

Imortal não vai facilitar a venda de mais um guri da base

Vale lembrar que o atacante já esteve perto de deixar o Grêmio. No ano passado, o Chelsea chegou a apalavrar uma negociação que poderia atingir até 24 milhões de euros, cerca de R$ 150 milhões na cotação da época. O negócio, no entanto, não se concretizou, e Mec permaneceu em Porto Alegre.

Mesmo que um novo acordo avance, o garoto só poderia se transferir para o exterior após completar 18 anos, em abril de 2026 — o que dá ao Grêmio margem para negociar com calma e avaliar o melhor cenário. A movimentação do Shakhtar é mais um indício da crescente valorização das categorias de base do clube gaúcho, que revelou nomes como Bitello, Pepê e Vanderson.